terça-feira, 17 de novembro de 2009

Dois Gustavos e uma Aliança Campeã!

A parceria de maior sucesso da escola estará mais uma vez assinando o samba. Luiz Gustavo Busetti passou a escrever enredos para a Aliança em 2001, após a saída do diretor de carnaval Márcio Marchetti. Em 2003 a letra dos sambas passou ser sua inteira responsabilidade. Nesse período escreveu alguns dos mais lindos sambas da escola, entre eles o de 2004, sobre o beijo, e o de 2006, sobre a Família Weege. Gustavo Clarão é médico, mas largou a medicina para se dedicar ao samba. Já compôs para Mangueira, Estácio e Viradouro, sendo campeão em todas elas. Em 2009 recebeu o Estandarte de Ouro pelo samba da Mangueira. Em 2010 assinará o samba da Estácio de Sá. Na Aliança ele chegou em 2006, e ajudou o outro Gustavo ( o Busetti) a compor o samba famoso pelo refrão principal (Olelelelele). Desde então eles estão juntos na tarefa de fazer a música que embalará os sambistas da verde e branco. Para 2010 parece que eles acertaram a mão. Segundo alguns foliões, que compareceram na quadra no último sábado, o samba é leve e fácil de ser decorado. Outros no entanto destacavam a beleza melódica da obra e o refrão principal como pontos fortes. A Aliança será a última escola a desfilar no carnaval do ano que vem, e apresetará o enredo 'Paraíso Imaginado, Eldorado Cobiçado'.

Euforia na quadra da verde e branco!

Foi num clima de muita euforia que a Aliança fez o lançamento de mais um samba enredo. Com a quadra lotada de foliões a campeã do carnaval 2009 anunciou o samba que embalará os seus sambistas na busca do bicampeonato. No meio de mais um pagodeira o presidente da escola Jairo de Sá Júnior subiu ao palco e agradeceu a presença de representantes das outras duas escolas. "A disputa deve ser apenas na avenida", completou o presidente. Foi relembrando os títulos de 2003, 2006, 2007 e 2009 que os intérpretes abriram o momento que antecedia o anúncio do samba. Ciro Morais, que veio a Joaçaba especiamente para o lançamento elogiou o desempenho de Mestre Alexandre, a frente da Fúria Verde e Branco desde 2003*. Em seguida Ciro elogiou um dos autores do samba, Luiz Gustavo Busetti, por mais uma bela autoria. "Você é hour concours" completou ele. Em seguida os intérpretes entoaram o samba de 2010 junto com a bateria. O refrão principal que promete ter uma super paradinha impressionou o público. Após o anúncio muitos concordavam que o samba é fácil, melodioso e gostoso de cantar. Alguns foliões também demonstraram-se felizes pelo samba ter um 'estilo' similar ao de 2006, quando a escola levantou o público com o seu 'olelelelele'. Em 2010 a Aliança apresentará o enredo 'Paraíso Imaginado, Eldorado cobiçado', que falará da descoberta e conquista do império asteca segundo o imaginário europeu.

* Desde 2003, quando Alexandre assumiu o posto de mestre da bateria da escola, a ala só tirou uma nota apenas que não foi 10 (o fato ocorreu em 2008).